02/03/2017 às 02:06 Artigos

7 dicas sobre como escolher fotógrafo para casamento

1541
7min de leitura

Já imaginou receber as fotos do seu casamento e perceber que não era o que esperava? Esse é o risco para quem não escolher corretamente um fotógrafo que se identifique.

Diferente da decoração, do bolo, da banda e dos outros fornecedores do seu casamento, em que você verá se está do seu agrado na hora do casamento, a fotografia você verá somente depois do casamento, quando tudo já estiver passado. E suas lembranças serão revividas através do olhar do fotógrafo.

Agora imagine se você não escolheu bem seu fotógrafo de casamento. Pense no risco que você terá ao receber suas fotos e não gostar.

A escolha do fotógrafo de casamento por parte dos noivos é um dos aspectos mais importantes na preparação para o grande dia. É muito importante escolher com muito cuidado um fotógrafo profissional, que tenha um comportamento exemplar no dia do casamento e principalmente, que tenha um estilo artístico que você se identifique.

Nesse artigo vamos te dar 7 dicas sobre como escolher fotógrafo para casamento, que vão facilitar (e muito) o processo de escolha.

Confira também: 7 dicas infalíveis para aproveitar ao máximo seu ensaio pré wedding

#1 - Defina seu estilo de foto favorito e vá atrás de fotógrafos que possuem este estilo.

Dentro da fotografia de casamento existem vários tipos diferentes de estilos fotográficos e olhares fotográficos. Existem os mais clássicos, com fotos posadas, que registram impecavelmente todos os momentos principais, existem os fotógrafos mais artísticos, com imagens que passam mais emoção, existem os fotógrafos de casamento fotojornalísticos, que simplesmente registram todos os acontecimentos do dia do casamento sem interferir em nada, contando toda a história através das fotos. Existem os fotógrafos que utilizam um estilo mais vintage nas suas edições. Existem muitos outros e cabe a você decidir qual estilo se identifica mais e imaginar suas fotos naquele estilo, você gostaria?

#2 - Pesquise, pesquise e pesquise

Faça pesquisas no Google com várias palavras chaves, utilizando termos de acordo com o estilo fotográfico que definiu na dica anterior. Separe (por dica, coloque em seus favoritos) os que mais gostou para pedir orçamentos.

Não se esqueça de olhar bem o site de cada fotógrafo. Não veja só aquele slideshow com as fotos mais incríveis dele. Veja também posts com casamentos completos que aquele fotógrafo fez. Uma dica mais profunda que damos aqui em Juiz de Fora é que veja se o fotógrafo já fotografou casamentos ao estilo do seu. Exemplo, se você terá um casamento de dia, ao por do sol, naquele lindo salão rústico, veja se ele já fotografou neste lugar ou nesse estilo, assim você poderá ver como suas fotos poderão ficar.

#3 Estipule um orçamento máximo

Existem fotógrafos com orçamentos de vários valores diferentes, com diferentes qualidades e equipamentos utilizados. A sua missão é encontrar um fotógrafo profissional, de qualidade, mas que caiba em seu orçamento. Cada fotógrafo tem seu público alvo que varia de acordo com o valor total investido no casamento.

Assim, veja quanto você poderá investir na fotografia de casamento. Lembre que a sua lembrança será feita pelo olhar desse fotógrafo, pois no dia toda noiva ou noivo vêem muito pouco do casamento, passa tudo muito rápido.

Então, peça orçamento àqueles que você selecionou em sua pesquisa e ao receber os orçamentos, analise quais estão na sua faixa de preço.

#4 Compare Valor, não preço

Mesmo que você pense que aquele fotógrafo mais baratinho possa te dar fotos lindas, pense bem. Avalie se os candidatos realmente satisfazem seus requisitos, independente do preço. A esta altura, todos já se encaixam em seu orçamento, então o foco é escolher o que se mostrou como melhor, mais bem preparado, mais experiente, que te mostrou mais valor.

Outra coisa que agrega valor são os itens que estão inclusos nos pacotes em que você tem interesse. Veja se possui álbum encadernado e a qualidade dele, veja se está incluso os ensaios, ou seja, veja tudo que está incluso naquele preço.

#5 Visite os fotógrafos escolhidos

Com a lista dos fotógrafos pré-selecionados, é hora de marcar uma visita para conhecê-los. Esta é uma etapa muito importante, pois será quando você o conhecerá como pessoa, verá se possui afinidade com ele, conhecerá de perto suas fotos e a qualidade de seus álbuns. Não pule esta etapa, é muito importante e terá influencia direta no resultado final.

Além disso, aqui no Estúdio Paradise, gostamos do fato do casal já possuir o orçamento em mãos, já conhecer o quanto pedimos de investimento em cada pacote. Isso ajuda, pois se o casal marcou uma visita é porque nossos valores estão dentro do orçamento do casamento deles, ou seja, preço não será problema. Assim podemos reservar mais tempo para conversar sobre o que realmente importa: a fotografia do seu casamento.

#5 Afinidade

Esta é uma das mais importantes dicas que temos para você. Aqui no Estúdio, consideramos isso como o primeiro passo para a CONFIANÇA que você terá conosco.

Converse bastante com o fotógrafo, fale sobre como ele fotografa casamentos, fale sobre o seu casamento, pergunte dos ensaios, como ele dirige os ensaios, como se comporta no casamento, pergunte tudo e veja como foi a conversa. Fotógrafos com quem você tem afinidade são aqueles que você conversa duas horas inteiras e nem percebe, que sai do escritório dele já o considerando quase um amigo. Acredite, essa afinidade será muito importante na hora de você estar em frente às câmeras, facilitará muito para conseguir fotos mais relaxadas e espontâneas.

Na fotografia de casamento, é muito importante para o fotógrafo que o casal confie nele, confie em seu trabalho. Assim ele pode conseguir fotos lindas de vocês, daquelas de tirar o fôlego.

#6 Não se esqueça dos ensaios

O ensaio pré-casamento (e o pós-casamento) são muito importantes neste caminho rumo ao tão esperado "sim". É uma experiência que todos os casais devem ter. Fazer o ensaio pré-casamento um ou dois meses antes do casamento permite ao casal "namorar" um pouco diante de tantos preparativos para fazer. Tivemos um casal no início de 2016, onde fomos passar um dia no Rio de Janeiro para realizar o e-session em que aproveitamos o dia todo para fotografar. Foi muito bacana e pude perceber todo o carinho que um tem por outro mas que por vezes podia ficar esquecido no meio do turbilhão de coisas para fazer no dia a dia. No dia seguinte ao ensaio, quando enviei uma prévia ao casal, recebi uma mensagem agradecendo por termos fornecidos a eles um dia de descanso, um dia em que eles puderam esquecer de tudo que tinham que resolver para o casamento, de todos os problemas do dia a dia e puderam curtir um ao outro. Me disseram que eles estavam precisando disso e não sabiam e que tinha feito um bem enorme a eles. Fiquei muito feliz por todo o bem que o e-session fez à relação deles.

Por essa e também outras razões que acho que todos os casais devem participar desta experiência de ter o ensaio pré-casamento. Isso além, claro, de ter fotos lindas para poder utilizar na decoração do casamento.

Para o fotógrafo é a chance de criar a confiança (se ainda não existe) entre casal e fotógrafo. É uma oportunidade enorme de mostrar sua forma de trabalho na prática e fazer com que o casal fique tranquilo e relaxado em frente às câmeras.

#7 Confira tudo que está incluso no contrato

Depois de ter seguido todas as dicas sobre como escolher fotógrafo para casamento, confira itens imprescindíveis antes de assinar o contrato, que se não bem cuidados agora, poderão dar dor de cabeça para você depois, como esses:

Quantas fotos estão incluídas no pacote? Qual a média de fotos que são entregues?O pacote inclui o álbum? Se sim, qual o tamanho, número de páginas e número de fotos.Na cobertura está incluso tudo? Ou seja, o fotógrafo estará também no making-of, tanto do noivo, quanto da noiva, estará no casamento civil, na cerimonia e recepção. Ou precisa contratar a parte?A equipe de fotógrafos trabalham por tempo de serviço ou por evento. Se por evento, ficam até o final da festa?As condições de pagamento devem estar bem detalhadas no contrato, conforme combinado.Prazos de entrega, tanto do álbum do casamento quanto dos arquivos digitais.

# Dica Bônus - busque recomendações/depoimentos

Veja se sua cerimonialista já trabalhou com o fotógrafo escolhido e se ela o recomendaria, converse com pessoas que já contrataram o fotógrafo e busque saber se elas gostaram do trabalho dele.

Outra forma muito eficiente é verificar se no site do fotógrafo possui depoimentos de antigos clientes. Assim você saberá o que aqueles casais que já foram fotografados pelo seu fotógrafo falaram. Se no depoimento ainda tiver o link para as fotos do casamento, então pode confiar que o fotógrafo vem agradando de verdade seus clientes. Você pode conferir abaixo, como exemplo, o que um cliente nosso disse e que está exposto em nosso site.

"O casamento é um dos nossos ritos de passagem e merece que seja registrado de forma séria, terna e poética! Tais características encontrei na equipe da Paradise que, com sua harmonia durante o trabalho e doçura das imagens, me concedeu a melhor parte do 'meu dia': as lembranças mais lindas que vivi naqueles mágicos momentos!" - Tânia e Avelino - 18/07/2015

Esperamos com estas dicas te ajudar como escolher fotografo para casamento. Esperamos ter contribuído e esclarecido vários aspectos que devem ser levados em conta para escolher o profissional responsável pela lembrança do seu casamento, pela fotografia de casamento.

Veja também:

E-SESSION | RESTAURANTE TRADIÇÃO MINEIRA/JF

Carol & Yuri

Fotografar amigos é uma experiência maravilhosa. A confiança que tanto buscamos nos casais que fotografamos, já existe. Isso nos permite desde o início arriscar, e errar muito, mas também acertar, e conseguir imprimir em imagens o verdadeiro sentimento de um amor tão lindo. Veja como foi o ensaio.

WEDDING DAY | CHÁCARA/MG

Casamento | Carlos & Natália

E quando a noiva cuida de cada detalhe, cada mesmo. Quando a Natália nos pediu para fotografar a decoração do sítio onde foi a recepção do seu casamento, não imaginamos que seriam tantos detalhes, cada um mais lindo que o outro, e tudo feito com muito amor.

Assim foi o casamento deles, cidade pequena, igreja cheia, todos torcendo e comemorando com eles. Uma energia tão boa que nos ajudou a criar imagens que demostre todo o sentimento ali existente.

02 Mar 2017

7 dicas sobre como escolher fotógrafo para casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento como escolher fotografo para casamento como escolher seu fotografo dicas dicas para escolher o fotografo de casamento dicas para escolher seu fotografo foto de casamento fotografia de casamento fotografo de casamento fotografo jf noivas noivas jf noivas juiz de fora wedding

Quem viu também curtiu

17 de Fev de 2018

Dicas para escolher o lugar ideal do ensaio pré-casamento

13 de Fev de 2017

7 dicas infalíveis para aproveitar ao máximo seu ensaio pré wedding

Logo do Whatsapp